recepção

Calourada Segura começa nesta segunda-feira em Santa Maria

Luiza Oliveira e Carmen Xavier

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Luiza Oliveira (Diário)

O início do ano letivo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) marca, também, o retorno de um tradicional evento na cidade: a Calourada Segura. A mobilização, que ocorre todas as noites, na Praça Saturnino de Brito, começou nesta segunda-feira. 

UFSM divulga lista de candidatos para as vagas complementares

No final da tarde, agentes da prefeitura de Santa Maria - Casa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Guarda Municipal -, da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se preparavam para a primeira noite de festa. 

Segundo o delegado regional, Sandro Meinerz, policiais civis estarão atuando na calourada durante toda a semana. Um centro de triagem foi montado na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), que fica na frente da Praça Saturnino de Brito, conhecida como Praça do Brahma, onde acontecem os trotes. Além das equipes na rua, que atuarão na prevenção a crimes como furto, roubo e tráfico de drogas, a Deam receberá todos os casos que não forem flagrantes e que forem cometidos nos arredores do local. As pessoas detidas em flagrante serão encaminhadas diretamente à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento.

VÍDEO: início do ano letivo da UFSM é marcado por trotes solidários e brincadeiras

Já a Brigada Militar (BM) mobilizou um efetivo de 60 policiais, que vão atuar a pé, com cavalos e motocicletas, além de uma de força tática. O objetivo é monitorar os participantes do evento e efetuar eventuais abordagens em caso de atitudes suspeitas. Para isso, vai utilizar, também, uma plataforma de observação elevada (POE), com 14 câmaras de monitoramento, e, pela primeira vez, um helicóptero da Brigada. 

Os calouros e veteranos que participarem do evento vão contar com uma estrutura que oferece 17 banheiros químicos e uma ambulância. Até o fechamento desta edição, apenas a Rua Duque de Caxias (entre as ruas Dr. Bozano e Coronel Niederauer) estava com o trânsito bloqueado. 

A expectativa é que a festa durasse até 1h, conforme previsão dos organizadores da Calourada Segura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fogo em vegetação assusta moradores em Camobi Anterior

Fogo em vegetação assusta moradores em Camobi

Próximo

Depois de um período abandonada, reforma do Calçadão é retomada

Geral